- Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 25/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema carcerário brasileiro é um problema a ser resolvido pelas autoridades.Esse contra tempo  [contratempo] é ocasionado pela desigualdade social e o desrespeito aos Direitos Humanos.Crimes e maus tratos [maus-tratos] contra os detentos ocorrem diariamente e isso retrata que nada mudou para melhorar essas mazelas.

A desigualdade social que impera na nação brasileira tem aumentado a violência de forma exorbitante.A falta de oportunidades para grande parte da população tem levado ao crescente número de assaltos em que muitos presos dizem roubar para ´´sobreviverem [sobreviver]´´ da carência por qual é assolado.Com isso,está cada vez mais crescendo o número de detentos nas penitenciárias [vírgula] que [vírgula] apesar de não possuírem grandes oportunidades fora das cadeias,enfrentam maus tratos e todos os tipos de violências,o que fere os Direitos Humanos.Achar que isso é a solução para esse problema é um grande equívoco.

Se comparar a rebelião que ocorreu em Manaus no inicio de janeiro de 2017, [sem vírgula] ao massacre que aconteceu na penitenciária Carandiru em São Paulo,no ano de 1992,nada mudou para solucionar esse infortúnio.Morre [Morrem] muitos presos nas cadeias em todo o Brasil,além da violência que eles sofrem por terem cometido um crime e são tratados como indigentes.O filme cujo nome é Carandiru retrata todos esses transtornos que ocorrem nas penitenciárias em que ainda é a realidade do sistema carcerário brasileiro.

O caminho para melhorar esse inconveniente é a reintegração dos detentos á sociedade.Ela pode ser feita com cursos profissionalizantes dentro dos presídios,a qual ensinará [os quais ensinarão aos] os presos um ofício,o que faz aumentar as oportunidades. A preparação dos agentes penitenciários para saberem [saber] lidar com os prisioneiros e evitar os maus tratos.O cuidado com a alimentação,a atividade física,os alojamentos das celas,os atendimentos psicológicos.[vírgula] Tudo isso contribuirá para a humanização dos detentos .Assim [vírgula] eles serão restabelecidos na sociedade e o índice de criminalidade diminuirá.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto e extrapolar o senso comum.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200