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Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 25/01/2017

Status:

Corrigida
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No que se refere à problemática vigente no sistema carcerário brasileiro, pode-se perceber que o modelo prisional carece de revisão e de melhorias, tendo em vista que as instituições penais não apresentam estruturas que garantem a dignidade humana, em consonância com a falta de segurança e planejamento dos presídios.

A Lei de Execução Penal contempla os termos relacionados aos direitos dos presos, porém, na prática [vírgula] a lei não é cumprida. Nesse sentido, muitos são os problemas encontrados nas prisões [vírgula] os [dos] quais se destacam a superpopulação, maus tratos [maus-tratos], precária higiene e o poder paralelo.A situação degradante encontrada nestes [nesses] locais contribui para que o detento saia ao final da pena pior e com mais desejo de vingança e violência do quando entrou.

Convém ainda lembrar que essas instalações não têm condições de abrigar toda a população carcerária,resultando a [na] superlotação e o contato entre facções rivais.Sendo assim,podem ocorrer confrontos entre elas [vírgula] como o ocorrido em Alcaçuz [vírgula] Rio Grande do Norte [vírgula] que deixou 26 mortos, evidenciando a pouca segurança e supervisão existente.

O sistema penitenciário,portanto,deve ser melhorado para que possa cumprir efetivamente sua função [vírgula] que é ressocializar e tornar apto o apenado a retornar à sociedade. Para isso,faz-se necessário uma correta coerção e supervisão Estatal,classificação e separação dos presos por delitos cometidos [vírgula] além de agilidade nos processos penais .Somado a isso,é de fundamental importância a destinação de verbas específicas e contínuas para a manutenção da higiene e construção de novos presídios.Dessa forma,a violência que impera entre nós fatalmente diminuirá.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Todavia, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levantar fatos que comprovem suas afirmações. Assim senso, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer ainda mais o texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200