- Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 15/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A crise do sistema penitenciário é um dos maiores problemas a serem enfrentados no Brasil do século XXI. [vírgula] Crise esta, causada  [essa causada] principalmente pelo grande número de detentos cumprindo pena nas cadeias do país. É preciso um programa melhor de recuperação de presidiários e um sistema judiciário mais rápido e de mais rigor quanto a [à] fiscalizaçãodos dos presídios.

Assim[vírgula]  um modo de diminuir o número de detentos é investir em sistemas de recuperação eficientes principalmente através [por meio] da educação, destinando mais recursos para criar redes de ensino fundamental e técnico de modo a incentivar os presos a estudarem e a ingressar no mercado de trabalho posteriormente; intercalando os estudos com horas de trabalho comunitário rigorosamente fiscalizados.

Há a necessidade também de investir em um sistema judiciário mais eficiente que julgue mais rápido os casos, já que uma boa parcela dos detentos, estão presos  [está aguardando] aguardando para serem julgados [ser julgada]. Em alguns casos de crimes não ediondos [hediondos,] poderíam ser aplicadas penas alternativas, tudo a fim de diminuir a superlotação das cadeias. Sempre lembrando que os presidiários devem viver em lugares limpos com acesso a [à] água e comida de qualidades, mas sem regalias [vírgula] como televisão a cabo, internet, geladeira ou qualquer coisa do tipo.

Portanto [vírgula] diante do exposto acima[vírgula]  é necessário uma ação conjunta do Ministério da Justiça com a Receita Federal para destinar uma maior parte da arrecadação de impostos para a contratação de mais juízes, para uma justiça mais rápida e eficaz; de professores, para o ensino nas cadeias; e de policiais para controlar a entrada de objetos e manter a ordem nas penitenciárias , para assim diminuir a superlotação carcerária brasileira.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200