Prisão limpa - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 08/01/2017

Status:

Corrigida
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Os governantes acham que investir, melhorar e aprimorar o sistema penitenciário, [sem vírgula] não dá votos. Enquanto isso [vírgula] todos eles buscaram aumentar o número de detenções para satisfazer a opinião pública. Aprisionando mais do que os estabelecimentos prisionais podem comportar [vírgula] o resultado foi trágico com duas rebeliões: Manaus e Roraima recentemente. Uma das formas de ressocializar é com a restrição do voto.

Comparando a idéia [ideia] da ficha limpa, muitas pessoas deixarão de votar sem consciência, ainda, há outras lições como impedimento de assumir cargo público, requerer passaporte. Esta medida: [vírgula] restrição do voto, dará uma uma garantia ao eleitor que todos os votantes estão quites com a justiça e [vírgula] assim, o político eleito terá maior credibilidade.

Para a Umanizzare que ganha 4100 R$ por detento, quanto mais presos, maior o faturamento. Para evitar manobras de manutenção e reincidência de presos e otimizar a reabilitação de presos os governantes devem investir em contratação de funcionários públicos, treinados e comprometidos com a recuperação do preso com isso, diminuindo a reincidencia no sistema.

Diante do quadro, rebeliões muitos curtas e trágicas contra o faturamento de uma empresa privada. A contratação de funcionários públicos com a missão de restaurar o encarcerado à vida em sociedade isso, [sem vírgula] tem mais garantia de sucesso.

Comentários do corretor


O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200