Como melhorar o sistema carcerário brasileiro - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 05/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema carcerário do Brasil é precário e não contribui para a ressocialização do apenado, pelo contrário, faz com que o infrator perca algum tipo de educação que porventura ainda tivesse. Há tempos a imprensa vem mostrando a situação das cadeias e presídios brasileiros, onde existe superlotação e maus tratos [maus-tratos] no tratamento dos presidiários.

Por outro lado, presos utilizam celulares e comandam o crime organizado mesmo estando encarcerado. O Código Penal brasileiro, criado na década 40 [vírgula] encontra-se um tanto desatualizado para os dias de hoje. O referido Código mostra-se bastante benéfico para com o infrator, esquecendo-se da vítima e da sociedade.

Alguns agentes da Polícia, conforme relatado pela imprensa, sabendo das benesses concedidas pela Lei Penal, acabam cometendo excessos com o emprego de violência contra o preso e esta prática se estende até os presídios.

A falta de punição adequada cria revolta nos cidadãos, fazendo com que muitos queiram fazer justiça com as próprias mãos, Ocorrem muitos casos de linchamento que são evitados com a chegada de militares e, dessa forma, a população tem a sensação de que a Polícia está a favor do bandido. O grande número de crimes que ocorrem no país, levando à morte de muitos cidadãos, está criando uma situação perigosa que pode ocasionar uma guerra interna a qualquer momento devido ao sentimento de impunidade sofrido pela população.

É preciso que sejam feitas atualizações no Código Penal para punição mais rigorosa dos delinquentes, com observância do que preceitua a Constituição Federal [vírgula] que proíbe penas cruéis. É essencial o investimento em educação com período integral para crianças carentes, tirando-as das ruas, bem como investimento em projetos sociais para os pais desses menores, com psicólogos e enfermeiros, no sentido de melhoria no convívio familiar e no controle da natalidade.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e este foi bem explanado. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.

Cuidado para não exceder o número permtido de linhas!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200